segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Monitoramento remoto de turbomáquinas na P-57


PLATAFORMA POSSUI O PRIMEIRO SISTEMA DO GÊNERO NA UO-ES, QUE PERMITE MONITORAR OS EQUIPAMENTOS EM TEMPO REAL

A P-57, que começou a operar no Campo de Jubarte em dezembro, traz a bordo mais um item de inovação tecnológica para a UO-ES. A plataforma abriga o primeiro sistema de monitoramento remoto de turbomáquinas da Unidade.

O monitoramento é feito através do System 1, adquirido da empresa GE/Bently Nevada e utilizado para aquisição e análise de dados de vibração e também para correlacionar dados de processo (temperaturas, pressões, níveis etc.) dos turbogeradores e motocompressores da plataforma. O sistema possui ferramentas próprias para análise de vibração, como gráficos de espectro de frequência, órbita de eixo, entre outros. Este tipo de sistema pode ser estendido para monitorição de outros equipamentos rotativos críticos.

O engenheiro de equipamentos Felipe Sertã Abicalil (ENGP/EMTBM) explica que o sistema permite aos usuários entender, diagnosticar e acompanhar as condições das turbomáquinas da plataforma, em tempo real. “Com isso, realizamos manutenção baseada na condição do equipamento (manutenção preditiva). Além de uma análise rápida, o sistema permite o acompanhamento da operação e do estado (integridade) de equipamentos críticos por especialistas e técnicos experientes, onde quer que estejam.”



Benefícios
A utilização do software de monitoramento remoto concede à operação mais segurança, confiabilidade e disponibilidade, uma vez que problemas, desvios ou falhas em estágio inicial podem ser detectados e resolvidos precocemente, poupando tempo, otimizando custos de manutenção e minimizando perdas de produção.

Acesso
O servidor de aquisição de dados fica na plataforma. A visualização dos dados é feita através do Citrix e disponibilizado para toda a equipe da gerência setorial de Engenharia e Manutenção de Turbomáquinas. Através do Citrix é possível acessar os dados de qualquer computador que esteja conectado na rede corporativa da Petrobras. O sistema também permite que os dados possam ser acessados, de forma controlada, via Internet, por fabricantes dos equipamentos ou entidades especializadas.

Artigo retirado do informativo da PETROBRAS: Noticias UOES de Janeiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário